A Oficina de Popularização da Ciência no Jardim Botânico, que já acontece há dois anos, é uma iniciativa do projeto Comunicação para Popularização das Ações do Jardim Botânico da UFRRJ, desenvolvido pela bolsista Carolina Ribeiro, orientada pela professora Alessandra de Carvalho, do curso de Jornalismo. A ação tem o objetivo de estabelecer um diálogo claro e eficaz dos bolsistas do Proverde com a comunidade.
A pesquisa realizada pela estudante de psicologia, Carolina surgiu de uma necessidade de mostrar para os universitários a importância de criar canais de contato mais próximos entre a ciência e o público leigo. “Quando cursei a disciplina optativa de Jornalismo Científico, ministrada pela Alessandra, percebi a necessidade de estudar sobre a comunicação científica e seus meios de tornar a ciência interessante para que os diversos públicos a acessem. Essa trajetória breve pelo Jornalismo me despertou a urgência e a motivação de trabalhar com a popularização da ciência num local tão próximo a mim como o Jardim Botânico da UFRRJ” ,afirma a bolsista.
A partir da urgência de tornar as pesquisas desenvolvidas no JB-UFRRJ mais conhecidas e tornar o conhecimento produzido acessível surgiu a Oficina para instruir os pesquisadores do Proverde, sempre com referências de estudos da área de comunicação, e ao mesmo tempo observar métodos para melhorar a formação em divulgação científica. Com rodas de conversas, aulas e exercícios para preparar os estudantes, a atividade acontece um mês antes do Dia do Meio Ambiente, data marcada por eventos no Jardim Botânico da Rural, preparado junto com os bolsistas do Proverde. “Oferecemos essa proposta para que os alunos sejam orientados para compreender como se faz a transformação da linguagem científica e, por meio disso, eles elaboram atividades para interação com o público”, conta Carolina.
O intuito do projeto é desenvolver um trabalho interativo e dinâmico com os estudantes e estimular o conhecimento e a aplicação da ciência no cotidiano. A pesquisa da bolsista se baseia em aspectos específicos dos processos de comunicação e teorias da divulgação científica, traz também uma perspectiva sobre o conhecimento do cientista sobre o público com o qual pretende trabalhar e sobre as noções cognitivas referentes às possíveis estratégias de diálogo. Além disso, ensinam noções básicas de divulgação científica para as redes sociais.
Para a estudante de psicologia, a pesquisa auxilia a transformar a região local por meio da divulgação e valorização da ciência, o que representa a necessidade do trabalho. “Expandir o olhar da sociedade sobre o que se faz dentro da Universidade e promover uma forma de aplicação disso na sociedade é o que impulsiona a luta coletiva por investimentos na educação. É o que também reafirma a compreensão da importância do investimento nas universidades públicas”, conclui Carolina.
Imagens: arquivo do projeto
Texto por Nathalia Torres, estagiária de Jornalismo do Jardim Botânico, supervisionada por Alessandra de Carvalho, docente do curso de Jornalismo(ICHS)
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